Largada para a Sustentabilidade

No último dia 7 de maio, o YCSA enviou aos sócios uma carta sobre sua adesão ao Pacto Global.

Confira:

Prezados Sócios,

Prezadas Sócias,

Ao completar 90 anos, o YACHT CLUB SANTO AMARO apresenta o seu compromisso com a agenda global da sustentabilidade aos seus sócios e sócias, à comunidade de Santo Amaro e à cidade de São Paulo.

Agora o YCSA é participante do Pacto Global da ONU – Organização das Nações Unidas.

Para integrar a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, o YCSA enviou uma carta ao Secretário Geral da ONU, António Guterres, na qual assumiu compromisso com Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.

Outra responsabilidade que o YCSA assumiu foi a de contribuir para o alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que compõem a Agenda 2030. Trata-se de um esforço conjunto proposto pela ONU para alcançar, até o ano 2030, objetivos e metas de desenvolvimento sustentável baseados em cinco pilares: pessoas, planeta, paz, prosperidade e parcerias.

Em 2030, o YCSA chegará ao seu centenário como um participante ativo da agenda global da sustentabilidade. É um planejamento para os próximos 10 anos que começa agora e, por esse motivo, recebeu o nome de “Largada para a Sustentabilidade”, que remete à razão de ser do clube – o esporte da Vela.

A prática esportiva da Vela é atividade que pode gerar impactos positivos no desenvolvimento sustentável. A relação do esporte com a água, o clima, a educação, a saúde, a igualdade de gênero, o turismo e a geração de emprego e renda, por exemplo, é um vasto campo para a atuação do YCSA na agenda da sustentabilidade.

A própria localização do YCSA, às margens da Guarapiranga, e toda as atividades desenvolvidas em seu espaço em meio à natureza – eventos sociais, áreas verdes de lazer, restaurante e lanchonete, academia, sauna, o Bolão e, de maneira muito especial, o seu time de colaboradores – são importantes elementos para acelerar a conexão do Clube com a sustentabilidade.

Algumas iniciativas já estão em curso, como a parceria com a Prefeitura de São Paulo no Programa Cidade Solidária; o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos; o incentivo à participação de mais meninas e mulheres na vela; o incentivo à participação de mais mulheres na gestão e governança do clube e o mapeamento e projeto de manejo das mais de 200 árvores do YCSA, visando a preservação da biodiversidade nas margens da Guarapiranga. Nas próximas semanas, acontecerão os primeiros diálogos sobre Sustentabilidade com os colaboradores e colaboradoras do YCSA.

Há muito mais a ser feito. E o YCSA convida todos os sócios e sócias a se engajarem nesta agenda.

Atenciosamente

A Diretoria

Para conhecer os Dez Princípios e os 17 ODS e para ler a troca de cartas entre o YCSA e o Pacto Global da ONU visite a página Sustentabilidade, clicando aqui.