
Nicolas Bernal permanece em evolução na classe 49er. Junto com o proeiro Gustavo Abdulklech, a dupla fechou a seletiva dos Jogos Pan-Americanos 2023 na terceira colocação. Com o resultado expressivo, Nicolas conta que aprendeu muito na raia de Cabo Frio, no Rio de Janeiro.
O atleta do YCSA, de 20 anos, participou das 15 regatas realizadas pela CBVela – Confederação Brasileira de Vela, válidas para formar o time do Brasil para os Jogos Pan-Americanos de Santiago. A disputa teve participação das duplas Marco Grael e Gabriel Simões, Dante Bianchi e Thomas Lowbeer, Nicolas Bernal e Gustavo Abdulklech, Tiago Quevedo e Breno Kneipp.
Os parceiros Nicolas Bernal e Gustavo Abdulklech resistiram aos fortes ventos de 23 nós durante boa parte da competição e somente na última regata diminuiu para 9 nós. Marco Grael e Gabriel Simões fecharam na primeira colocação, Dante Bianchi e Thomas Lowbeer em segundo e Nicolas Bernal e Gustavo Abdulklech em terceiro.
“O campeonato foi um desafio para nós! Desde o primeiro dia a previsão era desfavorável para gente, por sermos uma dupla leve. As manobras foram o maior desafio na competição, mas os treinos ajudaram a superar essa situação. No último dia, o vento ficou mais fraco e tornou as regatas muito mais táticas e pegadas”, explicou Nicolas Bernal, atleta do YCSA.
“Ficamos felizes com o nosso desempenho! Mesmo não conseguindo o resultado que desejávamos, acredito que tiramos muito bom proveito do campeonato. Além da certeza que conseguimos evoluir muito neste último ano”, finalizou.
O próximo desafio do jovem será o Mundial de 49er, que ainda abrirá vagas para atletas. Logo após, Nicolas embarca para o europeu da classe.