Atleta do YCSA faz dupla com Gustavo Abdulklech, no evento em Vilamoura, que conta com mais de 200 competidores

Os jovens Nicolas Bernal e Gustavo Abdulklech estão na raia da classe 49er, do Portugal Grand Prix – Round 2, em Vilamoura, Portugal. A dupla disputará a competição internacional até esta quinta-feira (16). O campeonato na base olímpica brasileira para os Jogos de Paris 2024 conta com mais de 200 velejadores.

Nicolas é atleta do YCSA – Yacht Club Santo Amaro e atua como proeiro no Grand Prix – Round 2. Juntamente com Gustavo, a dupla está sendo treinada pelo gerente técnico Juan Sienra e os treinadores Henry Boening e Ricardo Paranhos, da CBVela – Confederação Brasileira de Vela.

A dupla enfrenta ventos de 18 a 20 nós, com ondas de 2 metros. O tempo forte trouxe dificuldades na primeira regata, mas os atletas conseguiram superar nas largadas seguintes.

“Logo quando chegamos à raia fomos regular o barco e fazer o aquecimento com as manobras, mas as condições estavam bem duras. Acabamos virando duas vezes antes de iniciar a competição, o que já nos deixou um pouco aflitos. Na primeira prova, o vento seguia bem forte e muitos barcos acabaram virando, incluindo nós. Ao longo das outras regatas o vento baixou um pouquinho e ficamos mais confortáveis no barco”, explicou.

“Ontem, segundo dia de disputas, o vento estava um pouco mais fraco, beirando os 18 nós, mas ainda com muita onda, o que dificultou o velejo. Inicialmente, estávamos com um problema na velocidade, e conseguimos melhorar apenas na terceira prova do dia. Novamente, o maior desafio do dia foram as largadas”, pontuou.

Nicolas analisa a importância da participação, mesmo com as duras condições do clima.

“Este campeonato está sendo um baita desafio para mim e para o Gustavo, também, uma vez que somos uma dupla muito leve e as condições têm sido de muito vento e onda! É um cenário que exige muita técnica e experiência”, finalizou.