YCSA terá representante na centésima edição do Mundial de Star

Arthur Lopes disputará mundial de Star ao lado do norte-americano Joe Londrigan

A 100ª edição do Campeonato Mundial de Star terá seu representante do Yacht Club Santo Amaro – YCSA. O capitão de flotilha Cdo clube a atual secretário do VII Distrito de Star, Arthur Lopes estará na proa do norte-americano Joe Londrigan nas regatas de 8 a 17 de setembro, em Marblehead, nos Estados Unidos.

Arthur Lopes embarca nesta semana para sua sexta participação no evento internacional, com destaque para a medalha de bronze de 2018, em Oxford (EUA) ao lado da lenda Paul Cayard. Os dois ficaram em sexto lugar um ano depois em Porto Cervo (Itália).

O timoneiro norte-americano Joe Londrigan tem experiência na classe, sendo campeão mundial da classe em 1993, em Kiel, na Alemanha, ao lado de Phil Trinter. Por causa do centenário, o barco de Arthur e Joe terá o numeral 1993 e a famosa estrela dourada que identifica os medalhistas. 

”O troféu é um dos mais tradicionais da vela e recebe mais destaque neste ano por se tratar de seu centenário. Os grandes nomes do Star estarão na raia de Marblehead. Tenho a honra de poder disputar pela sexta vez o Mundial de Star e levar a bandeira do YCSA neste grande campeonato”.

”Correr ao lado de Joe Londrigan e anteriormente de ídolos como Robert Scheidt, Torben Grael e Paul Cayard foi e está sendo um marco histórico na minha carreira”, disse Arthur Lopes, que começou a velejar no YCSA ainda na adolescência nas categorias de base do clube.

O proeiro Arthur Lopes tem currículo de campeão na classe Star, com dois títulos brasileiros e um sul-americano ao lado do maior nome do esporte brasileiro em Olimpíada, Robert Scheidt (também do YCSA), e um Europeu com Torben Grael.

O Mundial de Star 2022 terá mais de 90 duplas e será realizado no Eastern Yacht Club. Arthur Lopes será um dos oito atletas do país nos Estados Unidos. Os outros serão: Bruno Prada, Pedro Trouche, Samuel Gonçalves, Fabiano Vivacqua Jr, Mauricio Bueno, Antônio Moreira, Ubiratan Matos e Fabiano Vivacqua Jr.