
O Yacht Club Santo Amaro, tradicional local para a prática da vela no país recebeu no último sábado (14), atletas e associados para inaugurar o espaço de Prancha à Vela. Além da estrutura, o YCSA foi escolhido para celebrar os 50 anos da classe Optimist, porta de entrada para as novas gerações no alto-rendimento.

Espaço para Prancha à Vela
Com a presença de associados e atletas do YCSA, o espaço para guardar pranchas velas e todos os equipamentos das classes de prancha foi inaugurado. O intuito é de preservar os equipamentos e desenvolver a categoria para o Campeonato Paulista da classe, que será realizado neste ano.
A flotilha jovem do YCSA tem cinco atletas em parceria com a Tempo Wind. ”A ideia é que as estruturas da prancha à vela cresçam! Fizemos este espaço com foco em guardar e preservar os equipamentos. Além disso, o YCSA está com duas pranchas para os jovens iniciarem na flotilha. Nosso próximo desafio é uma adequação no píer”, explicou Volnys Bernal, diretor de Vela do YCSA.
Atualmente, a classe olímpica de prancha é IQfoil, mas o calendário já abrigou os equipamentos da Mistral e RS:X.
Festa de 50 anos da Classe Optimist
O final de semana também foi de celebração e recordação para a classe Optimist. Ex-velejadores relembraram momentos importantes da classe, que é praticada por crianças e adolescentes de 7 a 15 anos.
O encontro ocorreu na sede social do YCSA e contou com vários nomes da categoria. Além de homenagear alguns dos responsáveis pelo sucesso da classe, como Sibylle Buckup, a primeira Secretária Nacional do Optimist.
”A primeira aula de Op foi dada no YCSA! Com o comando de Ernesto Reibel, a classe foi apoiada e muito incentivada! Aprendi muito com os ensinamentos da Classe Optimist e levei para a vida toda”, disse Sibylle Buckup, ex-velejadora.