
Em dezembro, o YCSA coletou 170 quilos de material reciclável. Foram 100 quilos de papel e 70 quilos de plástico.
Segundo a COOPERCAPS – Cooperativa de Coleta Seletiva da Capela do Socorro, que oferece suporte técnico à coleta seletiva no clube, se esses materiais não são corretamente destinados à reciclagem, eles permanecem por muito tempo no meio ambiente – o plástico, por 500 anos, e o papel, 6 meses.
A coleta seletiva teve início em novembro, a partir da implantação das novas lixeiras no Clube. A continuidade do programa está assegurada pela parceria firmada entre o YCSA e a COOPERCAPS. Sem custo para o clube, a parceria gera positivos impactos sociais e ambientais.
A cada quatro toneladas de material reciclável, é gerado um novo posto de trabalho. Atualmente, a COOPERCAPS movimenta 340 cooperados.
Participação dos sócios
O sucesso da iniciativa depende dos sócios, que devem utilizar corretamente as lixeiras e separar o lixo orgânico dos resíduos recicláveis na hora do descarte. Também é importante que pais, mães e responsáveis mostrem para as crianças como se faz a separação dos resíduos da forma correta.
Na lixeira identificada com a placa de “resíduo comum” deve ser descartado o lixo orgânico e não reciclável, como restos de alimentos, papéis sujos, papéis e fitas adesivas, máscaras respiratórias, dentre outros. A lixeira com a placa “recicláveis” recebe plásticos, papéis limpos, metais e vidros.
Os resíduos recicláveis são recolhidos pela equipe de limpeza do YCSA e acondicionados em grandes sacolas fornecidas pela COOPERCAPS, que realiza a coleta sob demanda. Ao chegar na cooperativa, o material é triado, prensado, armazenado e comercializado para a indústria recicladora. Todo o processo é certificado por profissional da área da engenharia ambiental e sanitária.

Sustentabilidade
A coleta seletiva é imprescindível para o YCSA, que tem compromisso com a agenda da sustentabilidade expressa nos 17 ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
O ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis, tem como uma de suas metas a redução da geração de resíduos por meio da prevenção, da redução, da reciclagem e do reuso.
Várias ações já foram empreendidas no YCSA para o alcance desse objetivo, como a redução gradativa do uso de plástico descartável no clube até a eliminação total desse tipo de material. As medidas contam com o apoio do Restaurante La Vieiras e também são adotadas na organização dos eventos sociais. Filtros de água potável foram instalados no hangar e na área da lanchonete para reduzir a geração de resíduos de garrafas plásticas de água.
Os sócios do YCSA estão convidados a fazer parte dessa mudança com atitudes simples e importantes, como a separação correta dos resíduos no momento do descarte, a conscientização das crianças e a adoção de práticas cotidianas para evitar a geração de resíduos, como o uso de garrafas individuais de água e a promoção do consumo responsável.
