
Talvez perfeição seja um pouco de exagero para definir o que foi o 16º Campeonato Brasileiro da Classe HPE, mas que o evento que aconteceu em Ilhabela, entre os dias 20 e 22 de agosto, chegou perto, não dá para negar.
Dias perfeitos para velejar, ventos constantes em todos os quatro dias de competição, 17 equipes participantes, regatas de alto nível técnico e um aconchegante happy hour ao final de cada dia, com Chopp Madalena. Assim pode ser resumido o campeonato, sediado pelo Yacht Club de Ilhabela.
O campeonato terminou na tarde do último domingo (22), com as duas últimas regatas e, como era de se esperar, a equipe Phoenix, do comandante Eduardo Souza Ramos, consolidou sua liderança terminando a primeira regata do dia na primeira colocação e acumulando, ao todo, 7 pontos no campeonato. Mais do que suficiente para garantir a vitória geral. Tanto que a equipe optou por nem correr a segunda regata do dia.
O TakeAshauer, de Marcos Ashauer, em uma excelente campanha, conquistou o segundo lugar do campeonato, com 23 pontos acumulados.
“Se fosse fácil não ia ser tão gostoso. A gente foi crescendo durante o campeonato, começamos com um segundo lugar e terminamos o campeonato em segundo. Agradeço a toda a equipe e estou muito feliz mesmo com esta colocação”, disse Marcos Ashauer, comandante do TakeAshauer.
Em terceiro lugar geral, o Pé de Vento, de Alexandre Paradeda.
Eduardo Souza Ramos ressaltou que a vitória representava uma “alegria gigante. Não imaginávamos que iríamos ganhar. Quatro dias de vento, sol, um paraíso total, um evento maravilhoso com um resultado igualmente maravilhoso. Agradeço a estes senhores que me carregaram nas costas”, comentou o comandante em relação a sua equipe.
O capitão da flotilha de Ilhabela, Demian Pons, comemorou o sucesso do evento: “Agradeço muito ao Yacht Club de Ilhabela, a todas as equipes que participaram do campeonato e aos apoiadores e patrocinadores, cujo incentivo foi fundamental para que tenhamos conseguido fazer um campeonato de alto nível”.
A cerimônia de premiação contou com participação do comandante do veleiro Takra, Eduardo D’Almeida, então campeão brasileiro, para entregar o troféu transitório ao vencedor desta 16ª edição:
“É uma honra fazer a passagem do troféu para uma equipe cujo comandante é um grande incentivador da vela e da classe HPE. Não pude competir, mas assisti as regatas e foram espetaculares. Um campeonato equilibrado, super disputado, realmente me sinto honrado em devolver este troféu ao Eduardo Souza Ramos, por tudo o que ele representa para a vela do Brasil”.
Nesse clima de saudável competição o 16º Campeonato Campeonato Brasileiro da Classe HPE25 terminou já deixando saudade
Na divisão silver o Conquest, de Marco Hidalgo, foi o vencedor, terminando o campeonato com nove pontos acumulados. Em segundo, o Mussulo 25, de José Guilherme Pereira Caldas, com 22 pontos. Com 24 pontos acumulados, o Ginga, de Breno Chvaicer, foi o terceiro colocado da Silver.
Vale lembrar que este Campeonato teve o patrocínio máster da Quantum Sails, patrocínios Alfa Instrumentos e PGL Logística, apoios Cervejaria Madalena, Allcatrazes e realização Yacht Club de Ilhabela e Prefeitura Municipal de Ilhabela.
Representando o YCSA estavam:
4º Arthur Vasconcelos / Samuel Albrecht / Herculano Frazão / Otávio Cardoso
6º Martin Lowy / Luis Fernando Staub / Nicolas Garcia / Marcelo Perpetuo
9º Fabio Cotrin / Matheus Soares / Ricardo Canepa Barbosa / Jose Hackerot
12º Fabio Bocciarelli / Carlos Nem Wanderley / Renato Boranga / Marcelo Silva
16º Fabio Bodra / Christian Ramos / Agnaldo Andrade / Marco Costa
Fonte: Classe HPE
Confira o Resultado