Velejadores do YCSA conquistam medalha no Rio

No último final de semana, 31 de Agosto e 01 de Setembro de 2019, o Clube Caiçaras/RJ foi palco da primeira edição do Campeonato por Equipes Luiz Cabeleira.

O evento contou com um excelente nível técnico, com velejadores de diversos estados e juízes muito experientes, de nível olímpico.

Doze equipes participaram das regatas, sendo duas do Yacht Club Santo Amaro e três equipes com velejadores classificados para representar o Brasil no Campeonato Norte-americano vindas de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Brasília, São Paulo e Rio, além de equipes do Iate Clube do Rio de Janeiro do Clube Naval Charitas, e do próprio Caiçaras.

O campeonato por equipes foi idealizado no formato Round Robin, em que todos competem contra todos, em um total de 66 regatas. As quatro melhores equipes são selecionadas para semifinal e final.

O primeiro dia do campeonato foi de vento fraco, com 18 regatas realizadas. Ao final teve palestra com Ricardo Lobato coordenador do campeonato e com Juan Sienra coordenador técnico da vela jovem da CBVela e do Comitê Olímpico Brasileiro que ressaltou a importância deste tipo de campeonato por equipes, raro no Brasil.

No segundo dia, a entrada da frente fria garantiu ventos mais fortes e constantes permitindo a realização de mais 30 regatas, além da grande final.

A equipe do Iate Clube do Rio de Janeiro foi a grande campeã, com Joana Gonçalves Julia Carreirão Lucas Freitas e Newton Passos. Ela já é tricampeã brasileira e buscará em 2020, o tetracampeonato.

Em segundo lugar ficou a equipe Noam, formada por Clara Meyer Mateus Luiz Felipe Amaral, Antonio da Fonte e Luc Le Corre. Estes velejadores foram selecionados para representar o Brasil no Campeonato Norte-americano.

Em terceiro ficou a equipe do Yacht Club Santo Amaro – Thomas Muhle, Pedro Iglesias Perez, Henrique Diniz Lowy, Marina Uegama e Guga Kiessling. Também estiveram na raia competindo Cristina Iglesias, Henrique Romano, Lucas Di Célio, Lucas Di Célio e Theo Sartor. Todos com respaldo do nosso técnico Fábio Melchert.