1951

Carl Biekarck é reeleito comodoro permanecendo até 1952. Os velejadores Putz, Peter Mangels e Francisco Isoldi se classificam para os Jogos Olímpicos de Helsinque terminando na 8ª colocação.


1953

Ernesto Conrad foi eleito comodoro, permanecendo até 1961. Neste ano o YCSA conquista a posse definitiva do terreno de 19.300 m².


1956

Joaquim Roderbourg passa nas eliminatórias para as Olimpíadas de Melbourne ondenão obteve bons resultados.


1957

Os atletas Fernando Costa Melchert, Nicolau Moraes Barros Neto e Ernesto Reibel foram competir na prestigiada Semana de Kiel, na Alemanha e assim o clube conquista o primeiro título internacional através de Melchert.


1958

É iniciada a construção do Hangar dos barcos e sua entrega foi no ano seguinte.


1959

Reinaldo Conrad é o maior destaque do clube na classe Snipe e com o proeiro Marcos Moraes Barros disputam o panamericano de Chicago conquistando a primeira medalha de ouro do YCSA em Jogos Panamericanos.


1960

Conrad participa dos Jogos Olímpicos da Itália competindo na classe Finn e torna -se o primeiro brasileiro a ganhar uma regata olímpica. No resultado final, termina na 5ª colocação.


1961

Ernesto Reibel assume a comodoria.


1962

Iniciam as obras para que o clube possa sediar os Jogos Panamericanos de 1963 em São Paulo. Dentre estas obras os destaques são a construção do canal de acesso ao hangar, o pavilhão para hospedagem de atletas e a piscina no formato semelhante ao Estado de São Paulo.


1963

Sediando os Jogos Panamericanos, o clube conquista 3 medalhas de ouro sendo uma na classe Snipe com os atletas Reinaldo e Ralph Conrad, outra na classe FD com os atletas Joaquim Rodenbourg e Klaus Hendricksen e a outra na classe Finn através do atleta Hans H. Domschke.


1964

O YCSA aumenta seu terreno em 750 m² com a compra de 3 lotes vizinhos. Joaquim Roderbourg e Klaus Hendricksen classificam-se para os Jogos Olímpicos de 1964 terminando na 16ª colocação.


1965

Peter Biekarck e seu proeiro Bernhard Brunkhorst vencem o Mundial de Pingüim no RJ.


1967

Reinaldo Conrad e Burkhard Cordes conquistam a medalha de prata na classe FD nos Jogos Panamericanos de Winnipeg.


1968

A primeira medalha olímpica do iatismo nacional chega ao clube através da dupla Conrad e Cordes na classe FD.


1969

Klaus Susemihl é eleito comodoro. O Campeonato Mundial de Pingüim na Argentina é vencido por Claudio Biekarck e Georg Ehrensperger.


1970

Claudio Biekarck e Georg Ehrensperger vencem o Mundial de Pingüim.