
A flotilha do YCSA – Yacht Club Santo Amaro garantiu presença entre os melhores da Copa Brasil de Vela de Praia, competição válida como seletiva para os Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile. Os atletas Mathias Reimer, Fred Francavilla, no ILCA, e o trio Bernardo Peixoto, Bruna Patricio e Alexia Buuck na classe Lightning conquistaram medalhas e posições importantes em Arraial do Cabo, Rio de Janeiro.
O campeonato foi marcado por ventos fracos e fortes, com raia desafiadora para os atletas. No ILCA 7, Mathias Reimer garantiu a medalha de prata, enquanto Fred Francavilla ficou entre os dez melhores da classe, na oitava posição.
Na disputa do Lightning, o trio Bernardo Peixoto, Bruna Patricio e Alexia Buuck ficaram durante toda competição na liderança ou vice-liderança nas regatas, o que resultou na medalha de prata.
“A experiência do campeonato foi muito importante! O nível estava muito alto, toda a regata até cruzar a linha de chegada, todos os velejadores estavam juntos. Qualquer erro definia o primeiro ou último colocado. Além disso, tinha a pressão adicional de ser uma seletiva muito importante, que colocava ainda mais tensão em cada movimento na regata. No fim, oito regatas foram realizadas e a maioria com menos vento e muita onda, que é uma condição complexa para manter a velocidade do barco. Fiquei muito feliz com meu resultado! Apesar de sofrer nas largadas, consegui manter a consistência e fazer um bom campeonato”, explicou Mathias Reimer, atleta do YCSA.
“Foi muito bom a competição e tivemos ótimos resultados! No final, não conseguimos terminar na primeira colocação, mas lutamos até o final. Fiquei feliz de poder estar competindo contra grandes nomes da vela! Acredito ser apenas o começo de novos projetos que irão surgir”, disse Bruna Patricio, velejadora do YCSA.
“Decidi encarar o desafio de velejar no ILCA 7. As dificuldades de correr em uma classe que não tenho muita experiência e peso para o barco. A disputa foi duríssima, condições extremas de vento e onda! Busquei velejar tudo que sabia o campeonato inteiro, mas apesar de não ter ido bem na classificação geral, fiquei orgulhoso com minha nítida evolução ao longo das regatas! Fui cada dia me entendendo mais com o barco, eu nunca estive tão empenhado para treinar e evoluir”, finalizou Fred Francavilla, velejador do YCSA.
Os velejadores do YCSA retornam para os treinos, com foco nos próximos compromissos nacionais e internacionais da modalidade já nesta semana.