O que há por trás dos bebedouros do YCSA?

Os novos bebedouros instalados no YCSA são muito mais do que uma fonte de água potável para sócios, atletas e visitantes – eles representam o compromisso do clube com a não geração de resíduos.

Com os bebedouros, pretende-se incentivar o uso de garrafinhas individuais e duráveis, os squeezes, e, com isso, evitar o consumo de água em garrafas plásticas de uso único, que costumam ser encontradas em grande quantidade nas lixeiras do clube.

Nos últimos campeonatos realizados no YCSA, os velejadores ganharam squeezes. Os colaboradores do clube também receberam uma garrafinha e uma caneca personalizadas com seus nomes.  Agora, esperamos a adesão dos sócios a este movimento – cada um com sua garrafinha.

Princípio da não geração – O YCSA tem, pelo menos, dois bons motivos para difundir a cultura da não geração de resíduos.

O primeiro motivo é o cumprimento da lei. Segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos, na gestão dos resíduos sólidos deve ser observada a seguinte ordem de prioridade:

1 – não geração 

2 – redução 

3 – reutilização 

4 – reciclagem 

5 – tratamento 

6 – disposição final ambientalmente adequada 

A lei, então, mostra que a primeira atitude deve ser a não geração do resíduo.

A outra motivação do YCSA é contribuir para o alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS, que integram a Agenda 2030 da ONU. O ODS 12, por exemplo, tem, dentre as suas metas, a redução da geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reuso até o ano 2030.

Assim, por trás dos bebedouros do YCSA existe um compromisso com a sustentabilidade que também depende da atitude de cada sócio, visitante e colaborador.

Novas iniciativas serão implementadas no clube para melhorar a gestão dos resíduos e, em todas, o engajamento das pessoas será fundamental. Quer oferecer alguma sugestão? Escreva para sustentabilidade@ycsa.com.br