Yacht Club Santo Amaro

English
English

Fechar

Notícias

Treinamento de Vela Oceânica - Veja como foi!

O próximo Treinamento acontece neste final de semana, dias 15 e 16 de Agosto.

CLIQUE AQUI E CONFIRA JÁ O VÍDEO OFICIAL DA EQUIPE HANDYCAM DE VELA OCEÂNICA.
 
 
 
O Treinamento realizado nos dias 08 e 09 de Agosto superou todas as expectativas dos participantes e até mesmo dos orientadores. Segundo o skipper Marcos Hurodovich, “o final de semana estava especial com mar liso e vento sudeste variando de 8 a 12 nós, fatores que contribuíram para a execução de todas as atividades programadas, incluindo peelings (trocas) de genoa no contravento e longas velejadas de balão intercaladas por rápidas pausas para hidratação e alimentação, exclusivamente de cereais em barras, como faz nossa equipe durante uma regata”. 
 
A satisfação foi palavra de ordem entre todos que participaram do grupo deste final de semana em que o ARIES IV, um veleiro de 42 pés, one off (modelo único) projetado pelo conceituado Bruce Farr e construído na Nova Zelândia em kevlar e fibra de carbono, que tem em seu currículo o tetra campeonato da Semana de Vela de Ilhabela, zarpou exatamente no horário programado, 12 horas, para navegar nas águas da Baia de Santos e retornar à Marina SUPMAR, no Guarujá, atracando às 18:30 horas, aproveitando as excelentes condições meteorológicas para prolongar a navegada por trinta minutos, permitindo a velejada sem luz natural, no início da noite, um desafio à mais para os participantes. Leia alguns depoimentos:
 
Flavio de Paula, 47, economista, descreve sua experiência à bordo como marcante.  "Velejo há muitos anos e tinha vontade de me reciclar. O treinamento foi excelente neste sentido. Pratiquei muito, aprendi novas maneiras de regular a vela balão, relembrei como fazer a troca de genoas durante o contravento atuando como proeiro e o principal, timoneei uma verdadeira máquina de regata."
 
Rodrigo Percevallis, 39, Personal Trainer, veleja em um skipper 21’ na Represa de Guarapiranga. "Participei do treinamento para acompanhar meu irmão. Como tenho menos experiência que ele, fiquei inseguro em relação ao meu desempenho com o grupo. Esta preocupação desapareceu já no momento em que embarquei e durante toda a navegada. O Marcão e o Ferrari foram extremamente profissionais e atenciosos, permanentemente focados em transmitir os ensinamentos, porém, respeitando o nível de conhecimento de cada um. Estou muito satisfeito e pretendo repetir o treinamento em breve porque, além de tudo, o veleiro é espetacular." 
 
Alexandre Rodrigues, 42, Administrador de Empresas, compartilha sua nova descoberta. “Não sou velejador, vim a convite de um amigo. Fiquei impressionado com a dinâmica do esporte a vela, atenção e paciência dos orientadores. Não sabia que o ARIES 4 (Sony Handycam), apesar de ser um veleiro grande, era tão simples e fácil manobrá-lo. Fiquei fascinado com a beleza da navegada em mar aberto e com a sintonia do trabalho em equipe. Vou aprender a velejar e futuramente participarei do treinamento novamente, sem dúvida!”
 
Os orientadores utilizam um método diferenciado para obter máximo aproveitamento dos participantes. “A programação é intensa e prevê o rodízio entre todos para que experimentem e executem as diversas funções à bordo, desde atuarem como proeiros até timonearem, isto mantém o grupo concentrado e focado nas explicações, pois a qualquer momento podem ser, e são, convocados para executar uma nova atividade ou manobra e ninguém quer errar, o que deixa a navegada bastante interessante pois todos estão atentos a cada palavra de orientação que pronunciamos,” comenta Marcos Ferrari, que instrui os participantes principalmente em como realizar cada manobra. “O devegar e silencioso sai rápido e seguro, sem risco para o veleiro e tripulação,” conclui. 
 
Outro detalhe que foi destaque no treinamento foi o método de atracação, com o veleiro manobrando à noite, de marcha à ré, para ficar docado em uma vaga estreita, cercada de outras duas embarcações. “É uma manobra que não aceita falhas. Qualquer erro pode provocar uma avaria no veleiro ou nas embarcações que estão ao lado. Ter conhecimento destes procedimentos é importantíssimo para os novos proprietários de veleiros oceânicos maiores”. Acrescenta Hurodovich. 
 
O próximo Treinamento acontece neste final de semana, dias 15 e 16 de agosto. As inscrições custam R$800,00 e sócios do YCSA tem 10% de desconto. Os interessados devem entrar em contato com Marcos Hurodovich pelo e-mail hurodovich@uol.com.br
 
 
 
 
CLIQUE AQUI E CONFIRA JÁ O VÍDEO OFICIAL DA EQUIPE HANDYCAM DE VELA OCEÂNICA.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


Compartilhar esta notícia:

  • Atlatimar
  • Porto Pacuíba
  • Race in Sail
  • Sail Brasil
  • Tom & Cat
  • Karl Stanzel Fotógrafo
  • Sailing Solutions
  • Regatta
  • Notícias Náuticas
  • Jornal Almanáutica

Notícias Relacionadas

Endereço: Rua Edson Régis, 481 - Jardim Guarapiranga

São Paulo - SP / Brasil CEP: 04770-050 - Como Chegar?

Telefones: (11) 5687-8847

Horário de Atendimento:

De terça a sexta-feira: 8:00h às 18:00h

Sábados, domingos e feriado: 9:30h às 17:00h

Cadastre-se e receba nossa newsletter

Campo obrigatório.Verifique seu email.