Yacht Club Santo Amaro

English
English

Fechar

Notícias

Scheidt lidera Star Sailors League em Nassau!

Após pagarem penalidade na primeira regata, Robert e Bruno Prada obtiveram uma vitória e um segundo lugar nas Bahamas.

Robert Scheidt e Bruno Prada estrearam na liderança da segunda edição da Star Sailors League (SSL) Finals, nas Bahamas, após as três regatas desta quarta-feira (3). Tricampeões mundiais da classe, os dois começaram a cumprir o objetivo de superar os melhores velejadores do mundo na Star para chegar ao bicampeonato da competição, que conquistaram pela primeira vez em 2013. Depois do sétimo lugar na regata de abertura, a dupla mostrou poder de reação ao vencer a segunda prova e chegar em segundo na terceira. 
 
Considerando-se o único descarte para as nove regatas da fase de classificação, adotado já a partir da terceira prova, Robert e Bruno somam três pontos perdidos, contra quatro dos americanos Mendelblatt e Fatih, e oito dos brasileiros Zarif e Boening, vencedores da terceira regata. Os franceses Rohart e Ponsot, assim como os suecos Loof e Ekstrom, também têm oito pontos perdidos. 
 
O vento permaneceu constante, na direção nordeste, entre 15 e 20 nós (27 a 36 km/h), com céu parcialmente nublado e temperatura de 27 graus na raia próxima à Paradise Island. Na regata de abertura, os brasileiros tricampeões mundiais de Star estavam brigando pela liderança, na primeira perna de contravento, quando tiveram de pagar um pênalti imposto pela Comissão de Regatas (CR) devido à manobra irregular. Perderam várias posições, mas se recuperaram para chegar na sétima colocação entre os 20 barcos da flotilha. 
 
"Encostamos no barco do italiano que estava com o mastro quase em cima do nosso barco. Posso dizer que cometi um erro não forçado e tive de pagar um 720° (duas voltas em torno do próprio eixo)", considerou Robert, que é patrocinado pelo Banco do Brasil, Rolex e Deloitte, com os apoios de Audi, COB e CBVela. "O importante é que o barco está com velocidade. Fizemos boa largada na segunda regata e vencemos. Eu e o Bruno estamos muito satisfeitos com o primeiro dia. Agora é descansar porque o campeonato exige muito físico."
 
Mark Mendelblatt e Brian Fatih, bronze na primeira edição, venceram a regata de abertura de ponta a ponta, porém, de forma dramática, cruzando a linha de chega apenas dois segundos à frente dos gregos Papathanasiou e Tsotras e do norueguês Melleby, parceiro do americano Strube. As regatas estão sendo disputadas no formato barla-sota (entre boias) com quatro pernas de 1,2 milha cada, total aproximado de oito quilômetros. 
 
Recuperação de campeões - Na segunda regata Robert e Bruno mostraram porque são os atuais campeões da SSL Finals. Assumiram a liderança na primeira perna de popa, ultrapassando Rohart e Ponsor e em seguida os alemães Polgar e Koy. Sustentaram a vantagem até a linha de chegada, com 30 segundos sobre Rohart. Polgar ficou em terceiro. A terceira e última prova do dia foi marcada por um duelo brasileiro, entre Robert e Jorginho Zarif nos últimos metros. Caçula da SSL, com 22 anos, Jorginho suportou as pressões de Loof, Mendelblatt e Robert. Venceu com o tempo de 56s58, seguido por Robert e Mendelblatt.
 
Mais três regatas estão programadas para esta quinta-feira (4) a partir das 11h em Nassau (14h em Brasília). A primeira fase, com nove provas, classifica as dez tripulações mais bem colocadas para o último dia que terá as quartas de final, semifinal e final. As outras duas duplas brasileiras, Torben Grael e Guilherme de Almeida; Marcelo Fuchs e Ronie Seifert, tiveram problemas com suas embarcações. 
 
Classificação após três regatas e um descarte
1º - Scheidt/Prada (BRA) - (7)+1+2 = 3
2º - Mendelblatt/Fatih (EUA) - 1+(10)+3 = 4
3º - Zarif/Boening (BRA) - (13)+7+1 = 8
4º - Rohart/Ponsot (FRA) - 6+2+(13) = 8
5º - Loof/Ekstrom (SUE) - 4+(12)+4 = 8
6º - Polgar/Koy (ALE) - (9)+3+6 = 9
7º - Scott/Milne (ING) - (15)+4+5 = 9
8º - Negri/Lambertenghi - 5+5+(10) = 10
9º - Papathanasious/Tsotras - 2+9+(9) = 11
10º - Junior(NZL)/Pritchard(BAH) - 8+6+(18) = 14
 
Matéria: Local da Comunicação
Fotos: Gilles-Martin Raget/SSL
 
 


Compartilhar esta notícia:

  • Atlatimar
  • Porto Pacuíba
  • Race in Sail
  • Sail Brasil
  • Tom & Cat
  • Karl Stanzel Fotógrafo
  • Sailing Solutions
  • Regatta
  • Notícias Náuticas
  • Jornal Almanáutica

Notícias Relacionadas

Endereço: Rua Edson Régis, 481 - Jardim Guarapiranga

São Paulo - SP / Brasil CEP: 04770-050 - Como Chegar?

Telefones: (11) 5687-8847

Cadastre-se e receba nossa newsletter

Campo obrigatório.Verifique seu email.