Yacht Club Santo Amaro

English
English

Fechar

Notícias

YCSA cumpre missão na maior regata do mundo!

Clube levou à Guarapiranga 33 veleiros neste domingo (21), data em que a Bart’s Bash Regatta foi organizada em 70 países.

O Yacht Club Santo Amaro (YCSA) está entre os 676 clubes náuticos de todos os continentes que levaram cerca de 16 mil velejadores neste domingo (21) à lagos, represas, rios e oceanos, motivados pela Bart’s Bash Regatta, ação social destinada a inspirar futuros velejadores, formar profissionais em marinharia e cooperar com instituições beneficentes por meio da Andrew Simpson Sailing Foundation, criada na Inglaterra em 2013, logo após a morte do campeão olímpico britânico "Bart" Simpson em pleno treino para a America’s Cup, em São Francisco (EUA).
 
O YCSA levou para a Represa Guarapiranga 33 embarcações tripuladas por 56 velejadores, que disputaram regata de 5.800 metros, dividida em duas pernas. O barco Lightning, comandada por Claudio Biekarck, o Claus, campeão brasileiro, pan-americano e mundial da classe, foi o Fita Azul, primeiro a cruzar a linha de chegada, após 1h14m56, em uma disputa que teve todos os componentes climáticos: chuva, sol, frio, calor, vento fraco e vento moderado, soprando de sul a sudoeste, entre três e nove nós (5 a 16 km/h). 
 
"É muito legal essa iniciativa que mobiliza os velejadores em todo o mundo. Depois de uma perda imensa, como a do Bart, é mais do que justo dedicarmos essa homenagem ao velejador. É uma ação que também ajuda a trazer mais gente para a vela", considerou Claus, que dividiu a raia com veleiros de várias outras classes entre Optimist, a mais numerosa com oito barcos, Laser, Day Sailer, Snipe e Marreco. Todos partiram em largada única e velejaram no mesmo percurso. Como técnico da equipe olímpica, o velejador paulista conviveu com Bart nas campanhas para os Jogos de Pequim e de Londres. 
 
Ganhador de oito medalhas em Jogos Pan-americanos, Claus, considerado o guru de Robert Scheidt, um dos padrinhos da Bart’s Bash, correu ao lado de Marcos Ferrari e Caroline Sylvestre, dupla que está em campanha olímpica na classe Nacra para o Rio-2016. "Fiquei emocionada. É uma honra velejar ao lado do meu ídolo e técnico", declarou Caroline, em reconhecimento ao talento de Claus. "Estamos felizes. Velejamos por uma causa nobre", arrematou Ferrari. 
 
A vela, fator de inclusão social - Dieter von Staa, também com um barco Lightning, cruzou a linha de chegada alguns minutos após a tripulação de Claus e elogiou a iniciativa mundial "Adoro regatas de percurso e sou muito a favor de que a vela proporcione projetos de inclusão social. Como esporte, pode ajudar na formação de seres mais humanos. Quem veleja, com certeza não pensa em drogas. Só não consegui acompanhar o Claus. Até larguei na frente, mas depois eles passaram e foram embora", resignou-se o associado do YCSA. 
 
Na Optimist, os futuros integrantes do Audi YCSA Sailing Team velejaram como gente grande em meio aos barcos maiores. O primeiro a chegar foi Daniel Sylvestre, com 1h58. "Na ida não tinha vento, minha vela ficou batendo. Larguei mal, mas me recuperei perto da Ilha dos Amores e consegui montar a boia em primeiro. No fim a flotilha estava se aproximando de mim, mas aproveitei o vento em popa para vencer", analisou o velejador de 11 anos. 
 
O organizador da Bart’s Bash Regatta, Marco del Porto, coordenador de vela do YCSA, ficou entusiasmado por incluir o clube em um evento mundial. A regata foi filmada, fotografada e testemunhas assinaram os documentos que validam a prova. "Além de comprovarmos a realização da prova, dentro das exigências para que a quebra do recorde possa entrar no Guiness Book, ainda contribuímos com as instituições ajudadas pela Andrew Simpson Sailing Foundation". A segunda edição da maior regata do mundo já está agendada: 20 de setembro de 2015.
 
Matéria: ZDL Comunicação
 
Trio Fita Azul: Marcos Ferrari, Claus Biekarck e Caroline Sylvestre - Lightning
 
Líderes da disputa
 
 


Compartilhar esta notícia:

  • Atlatimar
  • Porto Pacuíba
  • Race in Sail
  • Sail Brasil
  • Tom & Cat
  • Karl Stanzel Fotógrafo
  • Sailing Solutions
  • Regatta
  • Notícias Náuticas
  • Jornal Almanáutica

Notícias Relacionadas

Endereço: Rua Edson Régis, 481 - Jardim Guarapiranga

São Paulo - SP / Brasil CEP: 04770-050 - Como Chegar?

Telefones: (11) 5687-8847

Horário de Atendimento:

De terça a sexta-feira: 8:00h às 18:00h

Sábados, domingos e feriado: 9:30h às 17:00h

Cadastre-se e receba nossa newsletter

Campo obrigatório.Verifique seu email.