Yacht Club Santo Amaro

English
English

Fechar

Notícias

Scheidt se mantém na disputa da Medal Race no Mundial!

Atleta foi desclassificado junto com outros nomes fortes da classe na única regata do dia e passou para o quarto lugar no geral.

O mau tempo voltou a ser vilão no Mundial de Vela de Santander, interrompendo as regatas deste domingo (14), primeiro dia da fase final. Apenas uma prova foi realizada na classe Laser, antes da chegada de uma tempestade.

Após escapar na largada, Robert Scheidt foi desclassificado, mas segue firme na briga por uma vaga na medal race, em busca do seu 12º título mundial. O brasileiro está em quarto lugar, com 19 pontos perdidos, diferença de apenas oito em relação ao novo líder, o holandês Nicholas Heiner.

O domingo começou com clima agradável, em torno dos 25 graus, mas o vento rondado de até 10 nós (18 km/h) tornou a correnteza na raia espanhola mais forte e instável. Apenas a flotilha ouro da Laser, com Robert Scheidt, conseguiu correr uma regata antes da tempestade que se formou no final da tarde.

"Nas condições que estamos enfrentando, com ventos fracos, largar bem é fundamental para ficar entre os primeiros colocados de uma flotilha grande, com 49 barcos. Para largar bem você precisa correr alguns riscos. Hoje o vento estava jogando muito para fora da linha de partida, o que favorecia os erros, conforme aconteceu com vários velejadores. Eu exagerei, fui agressivo demais, e acabei desclassificado", esclareceu Scheidt.

Ele e outros dez competidores, entre eles o croata Tonci Stipanovic, número 1 do mundo na Laser, estavam acima da linha de partida no momento da largada e receberam a pontuação equivalente ao número total de barcos mais um. Mesmo com a penalidade recebida, o brasileiro, único campeão mundial da classe em Santander, com 11 títulos, segue com boas chances de pódio, já que a maioria dos primeiros colocados estão próximos uns dos outros na classificação geral.

"É uma pena ter feito esse resultado, porque queimei o meu descarte e preciso ir bem de qualquer jeito nas próximas regatas. Mas também não posso ser muito conservador, pelo que aconteceu. Os riscos vão continuar existindo e tenho que fazer a minha regata, continuar velejando bem. Será bom o dia de descanso (previsto para esta segunda-feira) para eu colocar a cabeça no lugar e voltar com força total na terça (16)", completou o brasileiro, patrocinado pelo Banco do Brasil, Rolex e Deloitte, com os apoios de Audi, COB e CBVela.

Além de Scheidt, o Brasil é representado na Laser por Bruno Fontes, em quinto lugar, e Alex Veeren, o 64º colocado. O Mundial de Santander reservou a segunda-feira (15) como descanso para os velejadores da Laser, mas, dependendo das condições do vento, o dia pode ser aproveitado para a realização de mais uma regata.

A classe tem mais cinco provas previstas até quarta-feira, quando serão definidos os dez competidores que seguirão para a medal race, valendo pontos dobrados, na disputa do título e do pódio.

Classificação após cinco regatas e um descarte

1. Nicholas Heiner (NED) - 11 pp (3+[10]+1+4+3)

2. Charlie Buckingham (USA) - 18 pp (6+[23]+2+8+2)

3. Tom Burton (AUS) - 18 pp (5+3+[8]+2+8)

4. Robert Scheidt (BRA)- 19 pp ([13]+2+1+3)

5. Bruno Fontes (BRA) - 23 pp (4+7+9+3+[34])

6. Nick Thompson (GBR) - 25 pp (1+[18]+11+7+6)

7. Jesper Stalheim (SWE) - 26 pp (12+4+5+5+[30])

8 Lorenzo Chiavarini (GBR) - 27 pp (2+14+[29]+6+5)

9. Ryan Palk (AUS) - 28 pp (5+9+13+1+[27])

10. Giovanni Coccoluto (ITA) - 30 pp (1+9+[36]+13+7)

64. Alex Veeren (BRA) - 53 pp (28+11+[36]+14)

Matéria: Local da Comunicação

 



Compartilhar esta notícia:

  • Atlatimar
  • Porto Pacuíba
  • Race in Sail
  • Sail Brasil
  • Tom & Cat
  • Karl Stanzel Fotógrafo
  • Sailing Solutions
  • Regatta
  • Notícias Náuticas
  • Jornal Almanáutica

Notícias Relacionadas

Endereço: Rua Edson Régis, 481 - Jardim Guarapiranga

São Paulo - SP / Brasil CEP: 04770-050 - Como Chegar?

Telefones: (11) 5687-8847

Horário de Atendimento:

De terça a sexta-feira: 8:00h às 18:00h

Sábados, domingos e feriado: 9:30h às 17:00h

Cadastre-se e receba nossa newsletter

Campo obrigatório.Verifique seu email.