Yacht Club Santo Amaro

English
English

Fechar

Notícias

Vela jovem do YCSA se fortalece no Mundial de 420!

Audi YCSA Sailing Team competiu no Mundial da Alemanha com cinco, entre as dez duplas brasileiras da classe 420.

O objetivo de preparar os futuros velejadores olímpicos do País, principal vocação do Yacht Club Santo Amaro (YCSA), foi atingido com o envio de cinco duplas do Audi YCSA Sailing Team ao Campeonato Mundial de 420, encerrado neste domingo (03/08) em Travemunde, na Alemanha. O tradicional clube da Represa Guarapiranga foi responsável por levar ao Lubecker Yacht Club, metade da flotilha brasileira composta por dez embarcações. 
 
Durante cinco dias, 390 atletas de 27 países competiram a bordo de 195 veleiros, sendo 111 na categoria Open (masculina e mista) e 84 na Feminina. Os atuais campeões brasileiros da classe 420 na categoria Júnior, formaram a melhor dupla do YCSA no Mundial. Eric Belda e Rodrigo Dabus foram os únicos do clube paulista classificados para a flotilha ouro, que na fase final reuniu a metade mais bem colocada entre os 111 competidores, após a primeira fase do Mundial. 
 
"Estamos muito felizes com a nossa participação e performance neste ano na Alemanha, onde velejamos contra duplas mais velhas e, consequentemente, mais experientes", afirmou Rodrigo. "As condições não eram favoráveis às tripulações mais pesadas, como a nossa, mas conseguimos manter o nosso objetivo de entrar na flotilha ouro e obter os melhores resultados possíveis, sempre aplicando nas regatas o que pudemos aprender e treinar desde o início do ano, quando passamos a contar com a estrutura do Audi YCSA Sailing Team", avaliou o velejador de 16 anos. 
 
Além de Eric e Rodrigo (34º), também disputaram a flotilha ouro, Tiago Brito e Andrei Kneipp (26º), do Clube dos Jangadeiros (RS); Thiago Ribas e Philipp Rump (40º), do Veleiros do Sul (RS) e Leonardo Lombardi e Gabriel Alves (52º), do Clube Naval Charitas (RJ). Outras três duplas do YCSA, Gabriel Elstrodt e Philipp Essle; Isabele Caldeira e Marcelo Peek (mista) e Ricardo Paranhos e Alexander Essle, correram a fase final na flotilha prata. 
 
Evolução feminina - As representantes do YCSA, Helena de Marchi e Elisa von Fritsch, assim como, Carolina e Franziska, do Iate Clube do Rio de Janeiro, Letícia e Mareana, do Iate Clube Brasileiro, de Niterói, também finalizaram o campeonato na flotilha prata. "O Brasil, com dez tripulações, superou as expectativas. Foi a maior delegação do País em Mundiais de 420. Mostra que a disputa pelas vagas brasileiras para o Mundial de 2015 será ainda mais acirrada", considerou o coordenador da Classe 420 para o Estado de São Paulo, Erik von Fritsch. Com 14 barcos, São Paulo possui a maior flotilha de 420 do País. 
 
"O balanço é positivo, não apenas pelo número de embarcações, mas pelo desempenho. No torneio feminino, por exemplo, Helena e Elisa ficaram em 32º na flotilha prata, mas estavam apenas estreando em um Mundial. É isso que temos de ponderar. Houve um progresso geral", argumentou Erik. "Agora é partir para o Sul-americano, em dezembro, em Porto Alegre, e depois pensar no Brasileiro em janeiro, em Ilhabela". A competição do litoral norte paulista será a seletiva para o próximo Mundial de 420, em meados de 2015, no Japão. 
 
As veteranas Letícia e Mareana, atuais campeãs brasileiras, formaram a melhor dupla feminina do País, com o 19º lugar na flotilha prata. O último dia de regatas em Travemunde foi marcado pela condição climática desfavorável, com chuva forte e trovões. Os espanhóis Jose Manuel Ruiz e Fernando Davila levaram o ouro, enquanto as italianas Carlotta Omari e Francesca Russo Cirillo conquistaram o título feminino.
 
Matéria: ZDL Comunicação
Fotos: Christian Beeck
 
 
 
 
 


Compartilhar esta notícia:

  • Atlatimar
  • Porto Pacuba
  • Race in Sail
  • Sail Brasil
  • Tom & Cat
  • Karl Stanzel Fotgrafo
  • Sailing Solutions
  • Regatta
  • Notcias Nuticas
  • Jornal Almanutica

Notícias Relacionadas

Endereço: Rua Edson Régis, 481 - Jardim Guarapiranga

São Paulo - SP / Brasil CEP: 04770-050 - Como Chegar?

Telefones: (11) 5687-8847

Horrio de Atendimento:

De tera a sexta-feira: 8:00h s 18:00h

Sbados, domingos e feriado: 9:30h s 17:00h

Cadastre-se e receba nossa newsletter

Campo obrigatório.Verifique seu email.