Yacht Club Santo Amaro

English
English

Fechar

Notícias

YCSA tetra campeão da Copa da Juventude!

Claudio Biekarck recebeu, em nome do YCSA, o troféu do clube que tem a melhor equipe de vela jovem do Brasil, pela quarta vez consecutiva.

O Yacht Club Santo Amaro (YCSA) conquistou quatro das oito classes em disputa na Copa da Juventude, sendo que apenas o campeão de cada uma delas garantiu a vaga para o Mundial da categoria, na cidade portuguesa de Tavira, em julho. A seletiva encerrada neste sábado (22) na raia de Jurerê, em Florianópolis, confirmou Martin Lowy (Laser Radial), Giuliana Tozzi e Marina Arndt (420), Antonio Aranha e Stephan Kunath (29er) e Philipp Essle (420), proeiro de Thiago Brito, atual campeão mundial júnior e que defende o Jangadeiros do Sul (RS). 
 
Os seis velejadores integram o Audi YCSA Sailing Team e ratificam a tradição do YCSA na formação de velejadores internacionais, como Robert Scheidt, maior atleta olímpico do País em todos os tempos. Os atletas paulistanos mostraram que estavam preparados para velejar sob quaisquer condições. Nos dois primeiros dias o vento praticamente não apareceu, dificultando a realização das regatas e acumulando três delas para o sábado, que compensou com a entrada do 'sul', que provocou o cancelamento da última prova quando atingiu 20 nós (35 km/k).
 
"A equipe mostrou que veio para Florianópolis bem treinada. Esse vento de hoje (sábado) não é para eles, estava muito forte e mesmo assim mostraram capacidade de superação", enalteceu Bernardo Arndt, o Baby, coordenador do YCSA na Copa da Juventude. "O Martin, por exemplo, obteve uma classificação dramática. Teve de segurar a vaga no braço até cruzar a linha na última regata", elogiou Baby. 
 
Refeito do duelo, com os pés em terra firme, na sede oceânica do Iate Clube de Santa Catarina, Martin Lowy confirmou a adrenalina descrita pelo técnico. "O campeonato foi muito legal, disputado ponto a ponto até a última regata, na qual eu precisava chegar em segundo e consegui chegar exatamente nessa colocação". O velejador do YCSA venceu a Laser Radial com apenas um ponto de vantagem sobre o gaúcho Antônio Cavalcanti, do Veleiros do Sul.
 
Um duelo caseiro, do YCSA, em águas catarinenses marcou a briga pela vaga na classe 420 feminina. Giuliana Tozzi e Marina Arndt classificaram-se para o Mundial por uma diferença de dois pontos sobre as vice-campeãs Helena de Marchi e Elisa von Fritsch. "As meninas estão de parabéns. Tocaram no vento forte como gente grande. Foi a primeira vez que a Helena, recém-saída do Optimist, velejou esse barco. Ela tem 14 anos e a Elisa, 16. Temos de continuar apoiando e investindo nessa juventude", recomendou Claudio Biekarck, técnico de Helena e Elisa. 
 
Biekarck, um dos mais ilustres associados do YCSA, é o maior medalhista do País em Jogos Pan-Americanos. Foi técnico de Robert Scheidt e da equipe brasileira de vela olímpica e permanece incansável no apoio e na observação dos velejadores que ainda transitam pelas classes de formação. "O Martin mostra que tem um talento especial. Não sei se vai continuar na Laser ou se mudará de classe, mas tudo indica que vai longe". Biekarck recebeu, em nome do YCSA, o troféu do clube que tem a melhor equipe de vela jovem do Brasil.
 
Na classe 29er, pouco difundida no Brasil, Antonio Aranha e Stephan Kunath foram absolutos, com 100% de aproveitamento, seis vitórias em seis regatas. "O Mundial servirá como parâmetro para dimensionarmos a evolução da dupla", avaliou Baby. Na 420 masculina, a parceria Jangadeiros/YCSA também não encontrou muitos obstáculos para impor 10 pontos de vantagem sobre os vice-campeões. Thiago Brito e Phillip Essle irão a Portugal com a delegação da CBVela. 
 
Créditos das Imagens: Felipe Castellari
 


Compartilhar esta notícia:

  • Atlatimar
  • Porto Pacuíba
  • Race in Sail
  • Sail Brasil
  • Tom & Cat
  • Karl Stanzel Fotógrafo
  • Sailing Solutions
  • Regatta
  • Notícias Náuticas
  • Jornal Almanáutica

Notícias Relacionadas

Endereço: Rua Edson Régis, 481 - Jardim Guarapiranga

São Paulo - SP / Brasil CEP: 04770-050 - Como Chegar?

Telefones: (11) 5687-8847

Horário de Atendimento:

De terça a sexta-feira: 8:00h às 18:00h

Sábados, domingos e feriado: 9:30h às 17:00h

Cadastre-se e receba nossa newsletter

Campo obrigatório.Verifique seu email.